
Nascido em 30 de maio de 1961, na cidade de Minsk, então parte da União Soviética e atual capital de Belarus, Iouri Petrov construiu uma trajetória sólida e respeitada no campo da escultura.
Formado em Escultura e Educação Artística pelo Instituto Estadual de Teatro e Artes Visuais de Belarus em 1985, tornou-se Mestre em Escultura pela Academia de Artes da URSS em 1990.
Atuou no Departamento de Escultura da Academia de Belas Artes de Belarus, onde trabalhou como contramestre no ensino de materiais esculturais (1990-1994) e professor de escultura (1992-1997). Em 1995, passou a integrar a União dos Artistas de Belarus.
Em 1997, foi nomeado diretor do Centro dos Simpósios de Escultura da União dos Artistas de Belarus. Participou de diversas exposições e simpósios internacionais, sendo autor de várias obras esculturais espalhadas pela Europa Oriental e Belarus.



Ainda em 1997, mudou-se com sua esposa e filha para o Brasil, estabelecendo-se em Manaus, no Amazonas. Entre 2000 e 2003, lecionou no Centro Cultural Cláudio Santoro, onde ministrou cursos sobre processos escultóricos, incluindo modelagem em argila, moldes de gesso e silicone, além da execução de esculturas em madeira. Também atuou na restauração de decorações de edifícios históricos e arte funerária.

Em 2004, transferiu-se com a família para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde consolidou sua carreira no Brasil, realizando diversas obras públicas e privadas. Entre seus trabalhos mais notáveis estão:
-
Estátua do Maestro Eleazar de Carvalho – instalada no local do primeiro evento do Natal Luz de Gramado.
-
Busto do General José Antônio Flores da Cunha – presente no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e na Praça da Bandeira no município de Flores da Cunha.
-
Bustos dos comunicadores Maurício Sirotsky Sobrinho, Fernando Ernesto Corrêa e Breno Caldas – expostos no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, em Porto Alegre.
-
Estátua de Renato Gaúcho – inaugurada em 2019 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
-
Estátua do Dunga - inaugurada em 2024 em Ijuí, cidade natal do capitão.
Atualmente, Iouri Petrov dedica-se a encomendas e criações autorais. Seu ateliê está localizado no bairro Teresópolis, em Porto Alegre.
Para conhecer mais sobre seu trabalho, clique aqui.

